1) - Que som é esse?
Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte deve receber um castigo.
2) - Que sons são esses?
A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha.
Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.
3) - Cabra cega sonora
As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas e após a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.
4) - Telefone sem fio sonoro
As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento, a primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.
5) - Espelho musical
As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra cada uma com seu instrumento que no caso devem ser parecidos. Ex. cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar faze-lo junto como se fosse um espelho.
6) - Repetição
As crianças forma dupla uma fica de frente para a outra, o que uma faz a outra deve repetir imediatamente da mesma forma.
As duplas podem trocar as posições, cada vez uma cria e a outra repete.
7) - Regente de intensidade
A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte). Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto se o regente for diminuindo a força no instrumento as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).
8) - Soldados marchando
O professor deve colocar 3 faixas coloridas na sala onde as crianças devem marchar sobre elas com seus instrumentos.
As faixas amarelas podem significar que quando as crianças tiverem marchando sobre ele devem tocar apenas os chocalhos, as verdes os tambores e as vermelhas todos os instrumentos.
Obs. As cores podem ser escolhidas pelo professor.
9) - Tocando o amigo
Escolha duas crianças na sala, as demais pegaram um instrumento e ficaram como estatuas na sala.
Uma das crianças tem a função de tocar seus amigos para que eles comecem a tocar e a outra deve impedir o acontecimento tocando nos amigos que começaram a tocar. O jogo acaba quando 10 crianças começarem a tocar os instrumentos ao mesmo tempo.
10) - Fugindo do amigo
Uma criança deve ser escolhida, enquanto as outras pegam um instrumento.
A criança escolhida deve conseguir tocar em seus amigos para que eles parem de tocar o instrumento, mas seus amigos devem fazer o máximo para que ele não consiga pega-los. O jogo acaba quando ficar apenas uma criança tocando o seu instrumento, então essa será a próxima a correr atrás dos amigos.
Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte deve receber um castigo.
2) - Que sons são esses?
A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha.
Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.
3) - Cabra cega sonora
As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas e após a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.
4) - Telefone sem fio sonoro
As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento, a primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.
5) - Espelho musical
As crianças devem formar duplas e ficar uma de frente para a outra cada uma com seu instrumento que no caso devem ser parecidos. Ex. cada criança com um tipo de chocalho ou cada criança com um tipo de tambor.
O que uma criança faz com seu instrumento a outra deve tentar faze-lo junto como se fosse um espelho.
6) - Repetição
As crianças forma dupla uma fica de frente para a outra, o que uma faz a outra deve repetir imediatamente da mesma forma.
As duplas podem trocar as posições, cada vez uma cria e a outra repete.
7) - Regente de intensidade
A sala escolhe uma criança para ser o regente.
O regente deve escolher um instrumento de grande intensidade (som forte). Quando o regente tocar forte em seu instrumento todas as crianças devem tocar seus instrumentos bem alto se o regente for diminuindo a força no instrumento as crianças devem diminuir a intensidade em seus instrumentos.
O regente pode brincar com a intensidade (forte, piano e pianíssimo).
8) - Soldados marchando
O professor deve colocar 3 faixas coloridas na sala onde as crianças devem marchar sobre elas com seus instrumentos.
As faixas amarelas podem significar que quando as crianças tiverem marchando sobre ele devem tocar apenas os chocalhos, as verdes os tambores e as vermelhas todos os instrumentos.
Obs. As cores podem ser escolhidas pelo professor.
9) - Tocando o amigo
Escolha duas crianças na sala, as demais pegaram um instrumento e ficaram como estatuas na sala.
Uma das crianças tem a função de tocar seus amigos para que eles comecem a tocar e a outra deve impedir o acontecimento tocando nos amigos que começaram a tocar. O jogo acaba quando 10 crianças começarem a tocar os instrumentos ao mesmo tempo.
10) - Fugindo do amigo
Uma criança deve ser escolhida, enquanto as outras pegam um instrumento.
A criança escolhida deve conseguir tocar em seus amigos para que eles parem de tocar o instrumento, mas seus amigos devem fazer o máximo para que ele não consiga pega-los. O jogo acaba quando ficar apenas uma criança tocando o seu instrumento, então essa será a próxima a correr atrás dos amigos.
JOGOS MUSICAIS
· Ajudam no desenvolvimento natural das crianças;
· Alivia a tensão interior;
· Levam a criança a um grande prazer, pelo caráter lúdico e desafiador;
· Permite a reeducação do comportamento;
· Aumenta o coeficiente de auto-confiança;
· Sublima as tendências instintivas;
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