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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os acordes

Antes de tudo, precisamos deixar uma coisa bem definida – Nota – é diferente de Acorde, pois:

Nota = É a menor divisão de um acorde, ou seja, qualquer barulho é uma nota. As notas, por sua vez, estão contidas dentro de uma série de oito notas musicais mais conhecidas como "escala cromática" com intervalos de tom e semitons entre uma nota e outra, começando e terminando com a mesma nota, Ex.: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó.

Acorde = É a união de várias notas, em harmonia, formando assim um único som.

Os acordes podem ser classificados em:

  • Maiores = São as notas puras, sem nenhuma distorção ou mistura com outras notas, ex.: C, D, E, F, G...
  • Menores = É a união de três tons e um semitom.
  • Sustenido = Faz com que a nota seja enviada seja elevada meio tom. C#m, G#, F#m, etc.
  • Bemol = Faz com que a nota seja abaixada meio tom, ex.: Bb, Ab, etc.
  • Dissonantes = É uma nota que causa uma dissonância e produz uma distorção e não condiz com o real absoluto, deixando o iniciante confuso e ao iniciante fascinado! Ex.: A4, B5+, etc.
  • Consonantes = São notas que se misturam à outras, ex.: C/G, G/F, etc.
  • Tom = É a distância entre dois tons, ex.: C-D, F-G, etc.
  • Semitom = É a menor distância entre dois tons, ex. C-C#, D-D#, etc.

Para que todo o mundo falasse a mesma linguagem na música, foi desenvolvido um sistema, que consiste em representar as notas e os acordes pelas letras do nosso alfabeto, em qualquer parte do mundo a representação será a mesma. O gráfico mostra o acorde (acima) e a nomenclatura (abaixo).

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Mi




Sol




Si


C


D


E


F


G


A


B

Formação de acordes

Os acordes são formados pela parte melódica e pelo baixo.

  • Melodia à Parte do acorde formada pela união de graus como veremos a seguir.
  • Baixo à Parte do acorde cuja função é de dar "peso" na música.

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Notas


C


D


E


F


G


A


B


Graus
















Sendo assim, montaremos o acorde de Dó como exemplo. Todo acorde é formado pelos 1a, 3a e 5a graus, ou seja, Dó é formado por C, E e G, e todas os outros acordes são formados da mesma maneira. Portanto guarde estes números: 3 e 7. Estes números são da 3ª e da 7ª de todo e qualquer acorde. Terça maior para acordes maiores; terça menor para acordes menores, sétima maior para acordes maiores e sétima menor para acordes menores. Veja a seguinte progressão harmônica:

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C7M


F7M


Em7


Am7


Dm7


G7


C7M


C-E-G-B


F-A-C-E


E-G-B-D


A-C-E-G


D-F-A-C


G-B-D-F


C-E-G-B

Observe nos três últimos compassos do exemplo acima: (Dm7, G7, C7M). A 3ª nota do acorde de Dm7 (F) torna-se a sétima do acorde de G7. A 3ª nota do acorde de G7 (B) torna-se a sétima do acorde de C7M. Daí a regra: Três vira sete e sete vira três, e assim por diante.

Dissonantes

Dissonantes são acordes com alteração de graus na sua formação, são elas que dão o brilho na música. Os acordes são formados através dos 1o, 3o e 5o graus da escala, e agora veremos que todos os graus presentes entre eles são considerados dissonantes.

Vamos a escala de C(dó).

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Notas


C


D


E


F


G


A


B


Graus


1ª




3ª




5ª





Ou seja, o acorde de C é formado pelos graus 1o, 3o e 5o, ou seja, C, E, e G! Agora: C, E, e G# formam a C5+ pois o 5o grau foi aumentado em meio tom. E para montar uma dissonância menor é só diminuir o grau! Assim:
1ª, 3ª e 5ª  formam o C, mas se baixarmos a 5ª em meio tom será um C5-

Consonantes

Consonante é o acorde com alterações no seu baixo, ou seja, as dissonantes têm alterações nos graus de sua formação; já as consonantes no seu baixo. Basta apenas trocar o baixo original pela nota que se deseja. Assim: C= 1ª, 3ª e 5ª graus mais o baixo em C, se você deseja fazer um C/B é só fazer a melodia de C= 1ª, 3ª e 5ª grau e ao invés de fazer o baixo na nota C, fazer no B.

Relativos

Se observarmos atentamente notaremos que as mesmas notas que formam a escala de dó maior são as mesmas que formam a escala de lá menor, bem como as notas da escala de sol maior são as mesmas da escala de mi menor. Portanto, são tons relativos: 
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dó maior e lá menor

dó# maior e lá# menor

ré maior e si menor

ré# maior e dó menor

mi maior e dó# menor

fá maior e ré menor

fá# maior e ré# menor

sol maior e mi menor

sol# maior e fá menor

lá maior e Fá# menor

lá# maior e sol menor

si maior e sol# menor


Toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior. 

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